O presidente chinês, Xi Jinping. reuniu-se na tarde desta sexta-feira (12), hora local, no Grande Palácio do Povo, em Beijing, com o primeiro-ministro de Vanuatu, Charlot Salwai, que está em uma visita oficial à China.
O presidente Xi Jinping expressou seu apreço pelo papel de Salwai na promoção das relações China-Vanuatu e afirmou que Vanuatu é um bom amigo e parceiro da China na região do Pacífico. Nos últimos 42 anos, desde o estabelecimento das relações bilaterais, os dois países mantêm uma amizade duradoura e demonstram apoio mútuo firme em questões de interesses centrais dos dois lados.
A China atribui grande importância ao desenvolvimento das relações bilaterais e está disposta a continuar aprofundando o alto nível de confiança política mútua, promovendo, em conjunto com Vanuatu, o desenvolvimento de alta qualidade da Iniciativa Cinturão e Rota, aprofundando a amizade e a cooperação em todos os sentidos e trabalhando em conjunto para construir uma comunidade China-Vanuatu com futuro compartilhado da nova era.
A China está disposta a trocar experiências com Vanuatu em governança, compartilhar oportunidades de modernização ao estilo chinês, fortalecer o acoplamento de estratégias de desenvolvimento, aprofundar cooperações práticas nas áreas de infraestrutura, economia, comércio e investimento e resposta à mudança climática, além de incentivar as empresas chinesas a fortalecerem cooperações e investimentos com Vanuatu. A China continuará fornecendo assistência econômica e técnica a Vanuatu sem qualquer condição política e ajudará o país a trilhar o caminho do desenvolvimento e da prosperidade.
Xi enfatizou que a China insiste na igualdade de todos os países, sejam grandes ou pequenos. O país não busca a rivalidade entre grandes potências, não cria esfera geopolítica para exercer sua influência e não interfere nos assuntos internos de outros países ou força os outros a escolher um lado. O lado chinês sempre está do lado da correção histórica e da equidade e justiça.
A China é promotora e contribuidora da coexistência pacífica e do desenvolvimento comum na região do Pacífico. O voto da China nas Nações Unidas sempre pertencerá aos países em desenvolvimento. O país valoriza suas relações com os países insulares do Pacífico, a partir da perspectiva de promover a construção de uma comunidade com futuro compartilhado, e está disposto a continuar a prestar assistência para o desenvolvimento econômico e social e para a melhoria dos meios de subsistência dos povos dos países insulares, além de os apoiar na aceleração da realização da meta de desenvolvimento sustentável e independente.
Salwai destacou que, nos 42 anos desde o estabelecimento das relações diplomáticas entre as duas nações, os dois lados mantêm um desenvolvimento bilateral bom e forte. Sob a excelente liderança do presidente Xi Jinping, a China obtém grandes conquistas no desenvolvimento, mantém a união e a estabilidade do país e promove o rejuvenescimento nacional, com a modernização ao estilo chinês, pela qual seu país expressa profunda admiração.
As três iniciativas globais do presidente Xi Jinping e o conceito de construção de uma comunidade com futuro compartilhado são de grande importância para a defesa da justiça internacional e a promoção do desenvolvimento comum. A China adere aos Cinco Princípios de Coexistência Pacífica e trata pequenos países de forma igualitária, demonstrando plenamente sua igualdade e respeito.
O governo de Vanuatu adere firmemente ao princípio de Uma Só China, acredita que Taiwan é uma parte inseparável do território chinês, apoia firmemente todos os esforços feitos pelo governo chinês para alcançar a reunificação nacional, opõe-se a qualquer forma de “independência de Taiwan” e apoia a postura do lado chinês em questões relacionadas a Xinjiang, Hong Kong, Tibete, direitos humanos e Mar do Sul da China.
Vanuatu espera aprender com a experiência da China em governança do Estado, fortalecer o acoplamento de estratégias de desenvolvimento e promover cooperações práticas em infraestrutura, economia e comércio e está disposta a trabalhar, em estreita colaboração com a China, na cooperação internacional e multilateral e na promoção da construção de uma comunidade Vanuatu-China com futuro compartilhado.
Os dois lados emitiram Declaração Conjunta da República Popular da China e a República de Vanuatu na qual concordam em aprimorar a parceria estratégica abrangente entre os dois países e construir uma comunidade Vanuatu-China com futuro compartilhado da nova era.
O chanceler chinês, Wang Yi, também participou da reunião.