Climas radicais estão varrendo todo o planeta. Um levantamento de opinião pública realizado pela China Global Television Network (CGTN), do Grupo de Mídia da China, mostra que 86,28% dos internautas entrevistados apelam para que os países desenvolvidos assumam suas responsabilidades e respondam ativamente às mudanças climáticas.
O Relatório de Riscos do Globo 2024, lançado pelo Fórum Econômico Mundial, apontou que os climas radicais são um dos maiores riscos enfrentados pelo planeta.
No levantamento da CGTN, 73,92% dos entrevistados afirmaram que experimentaram situações climáticas extremas; 80,13% manifestaram preocupação com a normalização dos climas radicais e 81,86% dos participantes concordaram que esses fenômenos meteorológicos vão exercer influências negativas em setores como agricultura, comércio e turismo, além de causar grandes perdas humanas e materiais.
Um total de 85,08% dos entrevistados considerou que nenhum país pode ficar de fora dos esforços para lidar com as mudanças climáticas e 82,69% apontaram que o enfrentamento às mudanças climáticas é uma exigência intrínseca para o desenvolvimento econômico e um dever que deve ser cumprido por grandes países responsáveis.
A pesquisa, que foi publicada nas plataformas em inglês, espanhol, francês, árabe e russo da CGTN na internet, obteve a participação de 13.112 internautas em 24 horas.