O presidente chinês, Xi Jinping, e o presidente russo, Vladimir Putin, compareceram na tarde desta quinta-feira (16) ao Centro Nacional das Artes Cênicas, para a cerimônia de abertura do “Ano Cultural China-Rússia”, que também contou com concerto especial em comemoração ao 75º aniversário do estabelecimento de relações diplomáticas entre os dois países.
No discurso proferido na ocasião, Xi Jinping disse que este ano marca o 75º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre a China e a Rússia. Os altos e baixos dessas dinâmicas durante três quartos de um século mostraram que a consolidação e o desenvolvimento da amizade de boa vizinhança entre a China e a Rússia, a coordenação estratégica abrangente e a cooperação de benefício recíproco correspondem aos interesses fundamentais de ambas, assim como de seus povos. A realização do ano temático um do outro se tornou uma tradição de intercâmbio cultural e interpessoal sino-russo. “Estou convicto de que o evento irá injetar um novo impulso na amizade tradicional herdada de geração em geração entre os dois países”, salientou Xi Jinping.
Segundo o líder chinês, as músicas folclóricas da China e da Rússia são lindas flores no jardim das civilizações mundiais. Este banquete musical irá se tornar certamente um capítulo maravilhoso no intercâmbio cultural e na aprendizagem mútua entre as duas nações.
Nas palavras proferidas no evento, o presidente russo, Vladimir Putin, disse que os povos da Rússia e da China são próximos como irmãos. Este ano marca o 75º aniversário da fundação da República Popular da China. O povo russo está sinceramente feliz e admirado pelas grandes conquistas alcançadas pelo povo chinês sob a liderança do Partido Comunista da China. Desde o estabelecimento das relações diplomáticas entre a Rússia e a China há 75 anos, as relações bilaterais acumularam muitas experiências valiosas, e encontram-se atualmente no seu melhor período da história. Os laços entre os dois países baseiam-se no respeito mútuo, na igualdade e na confiança recíproca, o que promove o desenvolvimento nacional, beneficia os dois povos e estabelece um modelo para as relações internacionais.
Os dois chefes de Estado desfrutaram conjuntamente das notáveis performances de artistas da China e da Rússia.