Há pouco tempo, o acadêmico britânico de direito internacional Anthony Carty lançou seu novo livro História e soberania do Mar do Sul da China. O autor passou mais de 10 anos analisando um grande número de arquivos nacionais da França, do Reino Unido e dos Estados Unidos sobre a propriedade das ilhas desde o final do século XIX, esclarecendo a soberania do conjunto insular e, ao mesmo tempo, fornecendo informações históricas importantes e evidências do direito internacional para o estudo da soberania da região. Esse livro recebeu a atenção de especialistas, acadêmicos e mídias de muitos países europeus.
O professor associado do departamento de história da Universidade Nacional de Kiev na Ucrânia Urusov Volodymyr disse que o livro mostra que a China tem soberania indiscutível sobre as ilhas no Mar do Sul, uma conclusão que é bem atestada na própria literatura britânica.
O ex-cônsul geral da Polônia em Shanghai Sylwester Szafarz afirmou em um artigo que a questão está sendo usada pelos Estados Unidos e seus aliados de forma cada vez mais irracional e agressiva. A nova rodada de sentimentos anti-China nos EUA alimentou as tensões internacionais no Mar do Sul da China, na região da Ásia-Pacífico e até mesmo globalmente, opinou Sylwester Szafarz.