Entre os dias 23 e 29 de março, o primeiro-ministro da Comunidade da Dominica, Roosevelt Skerrit, visitou a China. Na entrevista concedida ao Grupo de Mídia da China (CMG, na sigla em inglês), Skerrit afirmou que a China, um verdadeiro amigo da Dominica, sempre foi confiável nos bons tempos e nunca abandonou o país nas dificuldades.
O primeiro-ministro da Dominica destacou que chegou a um consenso com o presidente chinês, Xi Jinping, sobre as mudanças climáticas, que necessitam de ações mais efetivas. A Dominica recebeu um forte apoio da China para fortalecer a adaptação às mudanças climáticas e aumentar a resistência a desastres naturais.
O primeiro-ministro da Dominica considera que as iniciativas apresentadas pelo presidente Xi Jinping representam importantes significados que favorecem à paz mundial e prosperidade comum. Ele questionou que quando um único país ocupasse todos os recursos e outros países não tivessem nada, o que seria do mundo? Por isso, Skerrit acredita que o modelo chinês de cooperação internacional é digno de ser imitado pelos países desenvolvidos.
Embora os dois países tenham relações diplomáticas há apenas 20 anos, na verdade parecem 100 anos, considerando a proximidade do relacionamento e o respeito que têm um pelo outro, disse o primeiro-ministro da Dominica. Ele acrescentou que a China é um grande país, entretanto na interação igualitária com o presidente Xi Jinping, nunca sentiu que a Dominica fosse um país pequeno. “O líder chinês teve intercâmbio de forma igualitária comigo, que é a forma de um líder a nível mundial”, disse o primeiro-ministro da Dominica.
Nos últimos vinte anos, Roosevelt Skerrit visitou a China por doze vezes. Para ele, a maior mudança na China é o desenvolvimento científico e tecnológico. Além disso, o desenvolvimento urbano, a qualidade de educação e formação, assim como o calibre das pessoas também foram impressionantes. A prosperidade comum está sendo realizada na China, concluiu o primeiro-ministro da Dominica.