O presidente chinês, Xi Jinping, encontrou-se nesta sexta-feira (15), no Grande Palácio do Povo, em Beijing, com o presidente da República de Angola, João Lourenço, que está em uma visita de Estado à China até 17 deste mês.
Durante o encontro, os dirigentes dos dois países anunciaram que levarão as relações bilaterais para um novo patamar, para estabelecimento de uma parceria estratégica abrangente.
Xi Jinping disse que a China e Angola possuem uma amizade tradicional e que, no ano passado, os dois países celebraram os 40 anos do estabelecimento das relações diplomáticas.
Segundo líder chinês, os dois países devem reforçar a união e a cooperação e se apoiar firmemente em busca de um desenvolvimento comum.
O presidente da China enfatizou que o país apoia Angola na defesa da soberania, da segurança e dos interesses de desenvolvimento, procurando um caminho de modernização que corresponda à realidade da nação africana e realizar a prosperidade nacional.
Xi Jinping indicou que a cooperação sino-angolana tem um sólido alicerce, uma grande escala e uma forte complementaridade. Ele espera que a parte angolana tome mais medidas eficazes para garantir os direitos legítimos e a segurança dos cidadãos e das empresas chineses.
Além disso, Xi Jinping afirmou que o Sul Global é indispensável para a governança, desenvolvimento e prosperidade do mundo. A China é um amigo e parceiro confiável dos países africanos na salvaguarda da independência e da autonomia e no caminho de desenvolvimento e revitalização, destacou o presidente chinês.
João Lourenço disse que as relações bilaterais mantêm um desenvolvimento de alto nível. A parte angolana agradece sinceramente à China pelo apoio oferecido na reconstrução pós-guerra do país e na luta contra a pandemia. Angola continua dando boas-vindas para empresas chinesas, acrescentou o presidente angolano.
O líder do país africano reafirmou que seu país persiste no princípio de Uma só China e considera que Taiwan é uma parte inseparável da China. O presidente angolano elogiou também a parte chinesa por impulsionar a paz e o progresso do mundo e defender a justiça internacional.
Após o encontro, os dois chefes de Estado acompanharam a assinatura de vários acordos de cooperação bilaterais.
Antes da reunião, Xi Jinping realizou uma grandiosa cerimônia de boas-vindas para o líder angolano. Na noite do mesmo dia, o governo chinês ofereceu ainda um jantar de recepção para João Lourenço.
O chanceler chinês, Wang Yi, participou também das atividades concernentes.