O presidente chinês, Xi Jinping, e o presidente russo, Vladmir Putin, trocaram neste domingo (31) mensagens de felicitações pela passagem do ano novo.
Xi Jinping lembrou que se encontrou duas vezes em 2023 com Putin, uma em Moscou e outra em Beijing, trocando opiniões francas sobre relações bilaterais e importantes questões regionais e internacionais e alcançando amplos consensos.
Sob a orientação conjunta dos dois líderes, a confiança política mútua entre os dois países foi reforçada, a coordenação estratégica foi mais estreita e as cooperações com benefícios recíprocos conseguiram novos resultados.
O líder chinês enfatizou que, neste ano, o valor do comércio bilateral atingiu antecipadamente a meta de US$200 bilhões, e o Ano de Intercâmbio Esportivo conseguiu pleno sucesso.
Segundo Xi Jinping, nos próximos dois anos, os países ainda vão realizar o Ano da Cultura China-Rússia e celebrar os 75 anos do estabelecimento de relações diplomáticas bilaterais.
Putin manifestou sinceros cumprimentos para o presidente Xi Jinping e para o povo chinês. O líder russo acredita que, com esforços conjuntos, as cooperações bilaterais em todos os setores vão conquistar mais êxito. Além disso, os dois países também reforçarão cooperações na ONU, no G20, no BRICS e em outros mecanismos internacionais.
Neste domingo, o primeiro-ministro chinês, Li Qiang, e o premier russo, Mikhail Mishustin, também trocaram mensagens de congratulações pelo ano novo.