O presidente da China, Xi Jinping, recebeu nesta quarta-feira (20) em Beijing o primeiro-ministro da Rússia, Mikhail Mishustin.
Na reunião, o líder chinês lembrou que neste ano teve dois encontros com presidente Putin e os dois países tiveram intercâmbios e comunicações em níveis governamentais, órgãos legislativos, partidos e governos provinciais e municipais, resultando no desenvolvimento saudável e estável das cooperações pragmáticas em todos os setores.
Nos primeiros onze meses deste ano, o comércio bilateral atingiu a casa dos US$ 200 bilhões, um objetivo formulado pelos dois chefes de Estado foi realizado com antecipação, fato que mostra a grande resiliência e perspectiva da cooperação de benefício recíproco entre os dois países.
O presidente chinês disse que defender e desenvolver bem as relações sino-russas são uma opção estratégica feita pelos dois países com base nos interesses fundamentais dos dois povos. A China apoia o povo russo em seu caminho de desenvolvimento escolhido de forma autônoma, e está disposta a ampliar o efeito positivo das relações políticas de alto nível e continuar avançando de mãos dadas no desenvolvimento socioeconômico e na revitalização da nação, aproveitando os 75 anos das relações diplomáticas sino-russas no próximo ano.
Xi Jinping reiterou que não mudou o fundamento da economia chinesa, caraterizado pela forte resiliência, enorme potencial, ampla margem de manobra e vitalidade a longo prazo. A China está promovendo firmemente o desenvolvimento de alta qualidade e abertura de alto nível, assim fornecendo novas oportunidades a todos os países, incluindo a Rússia. As duas nações devem desempenhar sua vantagem de confiança política mútua, complementaridade econômica, interconexão de infraestruturas e intercâmbio interpessoal, enriquecer a conotação da cooperação, especialmente nos setores econômico e comercial, energético e de interconexão de infraestruturas, assim como defender em conjunto a segurança e a estabilidade das cadeias industrial e de suprimento.
Por sua vez, o primeiro-ministro russo comprometeu-se a concretizar os importantes consensos alcançados pelos dois chefes de Estado e disse que está satisfeito com o crescimento da cooperação pragmática entre os dois países.
Mishustin ainda transmitiu solidariedade do governo e povo russo ao presidente Xi Jinping pelo terremoto em Gansu e disse que fornecerá assistências de acordo com a necessidade da parte chinesa.