Pela ocasião da sua visita de Estado ao Vietnã, o presidente chinês, Xi Jinping, publicou nesta terça-feira (12) um artigo intitulado “Construir uma comunidade de futuro compartilhado China-Vietnã com significados estratégicos e iniciar de mãos dadas o novo capítulo para a modernização” no jornal vietnamita Báo Nhân Dân.
“A convite do secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista do Vietnã, Nguyen Phu Trong, e do presidente do Vietnã, Vo Van Thuong, farei uma visita de Estado à República Socialista do Vietnã”, disse Xi Jinping no início do artigo.
O presidente chinês indicou que a China e o Vietnã são países vizinhos com culturas semelhantes e ideologias comuns. Mao Zedong, Ho Chi Minh e outros líderes da geração velha dos dois partidos e países estabeleceram uma velha amizade. Desde então, as duas partes se apoiaram na busca da independência e da libertação de suas nações e se aprenderam e cooperaram na construção da causa socialista.
Xi Jinping lembrou também que este ano marca o 15º aniversário do estabelecimento da parceria estratégica abrangente China-Vietnã. Nesta circunstância, os líderes de alto nível dos dois partidos e países mantêm intercâmbios frequentes, sendo que ele e Nguyen Phu Trong tiveram interações estreitas em 2023 e elaboraram um projeto para as relações bilaterais de projeção estratégica e perspectiva de longo prazo.
O líder chinês salientou que a China é o maior parceiro comercial do Vietnã há muito tempo e esse país ocupa posição semelhante em relação à China na Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean). Nos primeiros dez meses deste ano, mais de 1,3 milhão de chineses fizeram viagens turísticas ao país vizinho.
Além disso, ambos enaltecem o multilateralismo, persistem no diálogo, em negociações e na cooperação pacífica, e defendem as regas básicas das relações internacionais com base nos objetivos e princípios da Carta das Nações Unidas.
Este ano é também o 10º ano de que o presidente chinês lançou a ideia de estabelecer uma comunidade de futuro compartilhado para a humanidade, a Iniciativa Cinturão e Rota e o conceito diplomático de fraternidade, sinceridade, benefícios recíprocos e inclusão para com os países vizinhos.
Para o futuro das relações sino-vietnamitas, Xi Jinping ofereceu quatro propostas, sendo elas, manter a comunicação estratégica para consolidar a base política da comunidade de futuro compartilhando China-Vietnã, aproveitar as vantagens de complementaridade para reforçar e promover a cooperação bilateral, aumentar intercâmbios amistosos entre os dois povos e administrar bem as divergências para ampliar consensos.