A China está abrindo suas portas ao mundo e a Exposição Internacional de Importação da China (CIIE, na sigla em inglês) fornece oportunidades para vários setores de Cuba, afirmou o primeiro-ministro do país caribenho, Manuel Marrero Cruz, em uma entrevista exclusiva concedida ao Grupo de Mídia da China (CMG, na sigla em inglês).
Marrero afirmou que a CIIE é a melhor e maior exposição do tipo na esfera global. Segundo o primeiro-ministro, o espaço de Cuba instalado na 6ª CIIE exibiu muitos mercadorias e serviços do país voltados ao mercado internacional e recebeu uma grande quantidade de encomendas provenientes de empresas chinesas. O líder lembrou que o país também estabeleceu na exposição um posto de biomedicina que inclui todas as companhias cubanas pioneiras do setor. Segundo ele, algumas dessas companhias operaram na China em formato de joint-ventures há mais de 20 anos, conquistando êxitos no próprio mercado.
Marrero acredita que sejam países desenvolvidos, sejam nações em desenvolvimento do Sul Global, todos podem encontrar suas oportunidades na CIIE.
O primeiro-ministro cubano participou da 6ª CIIE em Shanghai, na China, que encerrou nessa sexta-feira (10).