Em entrevista exclusiva ao Grupo de Mídia da China (CMG, na sigla em inglês), o primeiro-ministro do Paquistão, Anwar ul Haq Kakar, afirmou que a modernização chinesa é única e sem precedentes. “Nunca vi nenhuma sociedade na história da humanidade que tivesse dado um salto tão grande”, disse ele.
Kakar espera que o Paquistão se torne um parceiro importante na Cooperação na Iniciativa Cinturão e Rota, proposta pela China. Atualmente, o Paquistão precisa promover uma transformação de sua estrutura social e de governança e planejamento urbano. Como vai atingir esse objetivo? É necessário aproveitar a oportunidade da Iniciativa Cinturão e Rota.
Segundo o premiê paquistanês, a Cooperação na Iniciativa Cinturão e Rota depende de meios econômicos, mas não usa o poder ou a força para mudar o mundo. Seja a nível global ou regional, a China não quer criar uma identidade cultural única através da Iniciativa Cinturão e Rota.
A China é o único “parceiro natural” do Paquistão, destacou Kakar. “Os nossos interesses estão interligados e compartilhamos as mesmas opiniões sobre os assuntos globais. Isso aproximou a relação estratégica entre o Paquistão e a China”, acrescentou ele.