A sexta edição da Exposição Internacional de Importação da China (CIIE, na sigla em inglês) está em andamento em Shanghai, durante a qual um grande número de novos produtos de inovação foi exposto focando em tecnologias de ponta, como inteligência digital e desenvolvimento verde.
Há 442 novos produtos em demonstração, novas tecnologias e novos serviços que estrearam na exposição. Nas cinco edições anteriores, um total de cerca de 2.000 produtos já foi lançado. Como a primeira exposição em nível nacional que tem a importação como tema do mundo, a CIIE se tornou uma plataforma de alta qualidade para a China e outros países explorarem em conjunto o potencial de inovação e crescimento.
A população chinesa ultrapassa 1,4 bilhão, incluindo mais de 400 milhões de grupos de renda média, o que proporciona um enorme mercado para testar os novos produtos e novas tecnologias do mundo. Os produtos expostos na CIIE, cheios de expertise criativa, tornam a vida melhor e satisfazem as necessidades de consumidores chineses. Existem muitos espaços para as empresas multinacionais continuarem a investir na China, especialmente nos segmentos automobilísticos e farmacêuticos.
Por outro lado, o sucesso da estratégia de desenvolvimento impulsionada pela inovação implementada no país fornece oportunidades para os empresários estrangeiros desenvolverem processos de inovação. Nos últimos anos, a classificação da China no ranking do Índice Global de Inovação aumentou de forma rápida. Em setembro deste ano, um relatório publicado pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual mostra que a China ocupa o 12º lugar neste ranking, sendo a única economia de rendimento médio entre as 30 primeiras.
Este ano também marca o 45º aniversário da Reforma e Abertura da China e o 10º aniversário da Cooperação na Iniciativa Cinturão e Rota. Segundo um relatório publicado no 6° Fórum Econômico Internacional de Hongqiao, o Índice de Abertura do Mundo em 2022 foi de 0,7542, uma queda de 0,4% em relação ao ano anterior, continuando sua tendência de redução desde 2008. Entretanto, a cifra da China a respeito aumentou de 0,6789 para 0,7517 de 2008 a 2022.
A CIIE não é apenas uma plataforma para o comércio de mercadorias, mas também proporciona grandes oportunidades para impulsionar a inovação global. É previsível que cada vez mais empresas transnacionais aproveitarão a CIIE como um “trampolim” para investir na China, passando de expositores a investidores.