O presidente chinês, Xi Jinping, enviou nesta sexta-feira (3) uma carta à 5ª Conferência de Cidades Gêmeas China-EUA.
Xi Jinping disse que a base das relações entre a China e os Estados Unidos reside na população, e a fonte da força reside na amizade entre populações. As províncias, estados e cidades irmãs são veículos importantes para aprofundar a amizade entre as populações e a cooperação de benefício recíproco entre a China e os Estados Unidos. Desde o estabelecimento das primeiras cidades irmãs em 1979, a China e os EUA estabeleceram 284 pares de províncias, estados e cidades gêmeas, o que trouxeram, ao longo dos 40 anos, benefícios efetivos para as populações dos dois países.
Segundo Xi Jinping, a Conferência das Cidades Gêmeas China-EUA é um mecanismo importante para o intercâmbio local entre os dois países, tendo desempenhado um papel positivo na promoção do desenvolvimento das suas cidades irmãs e no aprofundamento da cooperação entre elas. Ele espera que as partes participantes na conferência continuem a servir de ponte para o intercâmbio local entre os dois países, ajudem as províncias, estados e cidades dos dois lados a atravessarem o vasto Oceano Pacífico para contribuir para o desenvolvimento estável das relações bilaterais e para o bem-estar das duas populações.
A 5ª Conferência das Cidades Gêmeas China-EUA foi realizada no dia 3 de novembro em Suzhou, província da província de Jiangsu. O evento foi coorganizado pela Associação do Povo Chinês para Amizade com Países Estrangeiros e o governo provincial de Jiangsu.