O presidente chinês, Xi Jinping, reuniu-se nesta quarta-feira (25) com o governador do estado norte-americano da Califórnia, Gavin Newsom.
Xi Jinping assinalou que a China e os EUA são as duas maiores economias do globo. O volume econômico total dos dois países supera um terço do valor mundial, sua população representa quase um quarto da total global e o fluxo comercial sino-estadunidense representa cerca de um quinto do mundial. Os interesses de ambos estão estreitamente interligados.
O líder chinês frisou que os resultados das relações entre os dois países foram alcançados com dificuldade, e devem ser muito valorizados. O desenvolvimento do relacionamento bilateral precisa de reunir as forças das diferentes partes.
Xi Jinping declarou que dá muita importância aos intercâmbios China-EUA nos diferentes setores e às colaborações inter-regionais. O presidente chinês manifestou a esperança de que a visita de Newsom desempenhe um papel ativo na promoção do entendimento mútuo, ampliação da cooperação entre a parte chinesa e o estado da Califórnia e impulso de um avanço contínuo das relações sino-norte-americanas.
Newsom afirmou que a China obteve êxitos extraordinários no seu desenvolvimento nas últimas décadas. As conquistas no domínio de novas energias da China foram sobretudo notáveis. Não existe relação entre quaisquer outros países do mundo que seja mais importante do que a entre a China e os EUA. As relações com a China são associadas ao futuro dos EUA e ao bem-estar de seu povo.