Futuro verde da Arábia Saudita

A Arábia Saudita, localizada no centro da conexão dos continentes asiático, africano e europeu, é uma importante interseção do Cinturão Econômico da Rota da Seda e da Rota da Seda Marítima do Século XXI.

Em janeiro de 2016, o presidente chinês, Xi Jinping, realizou uma visita de Estado à Arábia Saudita. Nesta visita histórica, os dois países concordaram em aprofundar a cooperação no âmbito da iniciativa Cinturão e Rota.

Três meses depois da visita do presidente Xi Jinping, a Arábia Saudita publicou a estratégia Visão 2030, na qual o país do Oriente Médio decidiu se livrar da alta dependência da indústria petrolífera e promover a diversificação econômica. Com o apoio da iniciativa Cinturão e Rota, a Arábia Saudita iniciou sua transformação histórica.

Nas margens do Mar Vermelho, a China e a Arábia Saudita estão trabalhando em conjunto para construir uma cidade do futuro no deserto. A Nova Cidade do Mar Vermelho, um importante projeto de cooperação entre os dois países na área do desenvolvimento verde e baixo carbono, no futuro será abastecida com 100% de sua eletricidade proveniente de fontes de energia limpa.

Sob a promoção conjunta dos dois chefes de Estado, a cooperação China-Arábia Saudita obteve rápido progresso. Em dezembro de 2022, o presidente Xi Jinping realizou mais uma visita de Estado à Arábia Saudita. Na reunião com o príncipe herdeiro e primeiro-ministro da Arábia Saudita, o presidente Xi Jinping reiterou o apoio chinês às iniciativas sauditas, como Visão 2030 e Oriente Médio Verde, assim como a disposição da China de participar da industrialização saudita. A amizade China-Arábia Saudita trouxe vitalidade ao deserto no Oriente Médio.

 

CRI Português

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo