Uma grande recepção para celebrar o 74º aniversário da fundação da República Popular da China foi realizada na noite desta quinta-feira (28) no Grande Palácio do Povo, em Beijing. O secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh), presidente do país e presidente da Comissão Militar Central, Xi Jinping, compareceu ao evento e proferiu um importante discurso. Ele enfatizou que, na nova jornada, o futuro é brilhante. A unidade é força e a confiança é melhor que ouro. Ele pediu à nação que fortaleça sua confiança e se esforce em unidade, no esforço incansável para construir uma China forte e realizar a revitalização nacional.
Em nome do Comitê Central do PCCh e do Conselho de Estado, Xi Jinping prestou uma grande homenagem às pessoas de todos os grupos étnicos do país, aos comandantes e soldados do Exército de Libertação Popular (ELP) da China e aos integrantes das forças policiais armadas, aos partidos democráticos e às pessoas sem filiação partidária. O líder chinês também estendeu suas sinceras saudações aos compatriotas da Região Administrativa Especial de Hong Kong, da Região Administrativa Especial de Macau e de Taiwan, além dos chineses que vivem fora do país. Xi Jinping também expressou seus sinceros agradecimentos aos países aliados e aos amigos estrangeiros que se preocupam e apoiam a construção moderna da China.
Ele apontou que, no ambiente internacional, estão acontecendo mudanças profundas. Existem ainda muitos riscos e desafios no caminho que se segue. Devemos concentrar-nos na promoção do desenvolvimento de alta qualidade, esforçar-nos por fortalecer as medidas de controle macroeconômico e expandir a demanda interna, além de prevenir e eliminar os principais riscos. É necessário continuar a aprofundar de forma abrangente a reforma, e impulsionar a construção conjunta do Cinturão e Rota. Além disso, a China também deve se dedicar à melhoria da vida da população, à expansão das ofertas de emprego e à promoção e revitalização rural, de forma a alcançar a prosperidade comum.
Xi Jinping também destacou a importância de insistir na paz e no desenvolvimento e defender a imparcialidade e a justiça internacionais. Segundo o líder, devemos praticar o verdadeiro multilateralismo e trabalhar de mãos dadas com outros países para responder aos desafios globais para criar um melhor futuro para a humanidade.