Nostalgia no coração de Xi Jinping

Em setembro de 2013, o presidente chinês, Xi Jinping, proferiu, na sala de conferência da Universidade Nazarbayev, no Cazaquistão, um importante discurso intitulado “Construção Conjunta do Cinturão Econômico da Rota da Seda”.

No discurso, Xi Jinping disse emocionado aos professores e alunos: “Minha terra natal, Shaanxi, está localizada no ponto de partida da antiga Rota da Seda. Olhando para o passado, consigo ouvir o som dos sinos dos camelos ecoando nas montanhas e ver a fumaça voando no deserto. Tudo isso me faz sentir muito nostálgico.”

O pai de Xi Jinping, Xi Zhongxun, nasceu em Shaanxi e cresceu na província. Ele viveu, lutou e trabalhou no lugar por quase 40 anos. No final da década de 1960, o presidente chinês foi de Beijing para uma pequena aldeia chamada Liangjiahe, em Yan’an, província de Shaanxi, para trabalhar como agricultor e lá passou sete anos, ficando longe da sua família, dormindo em cavernas, sendo picado por pulgas e trabalhando com aldeões para pastorear ovelhas, cortar grama, carregar carvão, e suportar todos os tipos de dificuldades.

Em outubro de 1975, antes de deixar Liangjiahe, Xi Jinping falou aos aldeões: “As pessoas em Liangjiahe me aceitaram e me ajudaram, permitindo-me entrar na sociedade aqui, juntar-me à Liga da Juventude Comunista, ao Partido e me tornar secretário do partido da aldeia. Partindo daqui, voltarei para a cidade para ir à faculdade. Nunca esquecerei tudo o que Liangjiahe me deu.

“O que é nostalgia? Significa que você sentirá falta deste lugar depois de deixá-lo.” Muitos anos depois, Xi Jinping retornou a Liangjiahe para visitar outros aldeões com os produtos do ano novo que comprou. Assim que entrou na caverna, ele se sentiu como se estivesse em casa, sentando diretamente na beira da cama.

Zhengding, na província de Hebei, também é um lugar do qual Xi Jinping muitas vezes sente falta.

Na primavera de 1982, o presidente chinês desistiu voluntariamente das condições superiores em Beijing e foi trabalhar em Zhengding, um distrito pobre na província de Hebei. Durante mais de mil dias, ele serviu sucessivamente como vice-secretário e secretário do comitê do partido do distrito.

Nas palavras de Xi Jinping, “embora eu esteja em Zhengding há apenas mais de três anos, esse período é extraordinário”. O sentimento se deve ao fato de ele conectar intimamente suas alegrias e tristezas com a população local.

Em 1985, o líder chinês começou a trabalhar na província de Fujian, passando pelas cidades de Xiamen, Ningde e Fuzhou. Após trabalhar 17 anos em Fujian, ele trata a região como outra cidade natal. Certa vez, ele disse emocionado: “Tenho sentimentos profundos pelas montanhas e rios daqui. Mesmo depois de deixar Fujian, presto sempre atenção a ela. As ideias e explorações que desenvolvi na região continuaram a ser aprofundadas no meu trabalho posterior, sendo que algumas delas foram implementadas em maior escala em todo o país.”

Em 23 de setembro de 2023, a terra de Zhejiang foi preenchida com a fragrância de Osmanthus. Xi Jinping e sua esposa Peng Liyuan realizaram um banquete no Jardim Yiyuan do Hotel Xizi, na margem do Lago Oeste, para dar as boas-vindas aos convidados internacionais que vieram à China para participar da cerimônia de abertura dos 19º Jogos Asiáticos em Hangzhou.

Em seu discurso, Xi Jinping apresentou a província de Zhejiang com entusiasmo: “Trabalhei em Zhejiang há muitos anos. Aderindo à reforma e à abertura, Zhejiang consegue um desenvolvimento de alta qualidade, está construindo uma zona de demonstração para a prosperidade comum e é pioneira na modernização chinesa”.

Governar um grande país com uma população de mais de 1,4 bilhão de habitantes é uma tarefa extremamente árdua. “O meu trabalho é servir o povo. É cansativo, mas muito agradável.” Ele transformou o seu amor mais profundo pela terra natal em uma busca persistente por uma vida melhor da população chinesa: “Trabalhando com devoção altruísta para não decepcionar as pessoas”.

CRI Português

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo