Peng Liyuan, esposa do presidente chinês, Xi Jinping, e Audrey Azoulay, diretora-geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), participaram nesta quinta-feira da cerimônia de entrega do Prêmio da UNESCO para a Educação de Meninas e Mulheres 2023, em Beijing.
Peng, também enviada especial da UNESCO para o avanço da educação de meninas e mulheres, e Azoulay primeiro entregaram prêmios aos representantes premiados do Fundo para Crianças e Adolescentes da China (CCTF, em inglês) e da Aliança do Paquistão para a Educação de Meninas (PAGE, em inglês).
Em discurso, Peng disse que a estreita cooperação da China com a UNESCO, especialmente a criação do prêmio para a educação de meninas e mulheres, deu o exemplo, proporcionou uma experiência valiosa e desempenhou um papel exemplar no desenvolvimento da educação de meninas e mulheres em todo o mundo.
Observando que a educação de meninas e mulheres enfrenta novas situações, exigências e desafios no mundo de hoje, Peng pediu a todas as partes que aumentem ainda mais sua contribuição e apoio, desenvolvam ativamente a educação em saúde, a educação digital e a educação científica para as mulheres e ajudem mais mulheres a melhorar sua saúde, aprimorar sua capacidade de inovação e iniciar negócios.
“Espera-se que mais pessoas se juntem à causa da educação de meninas e mulheres e as ajudem a mudar seu destino e perceber seu valor na vida por meio da educação”, disse Peng.
Ela disse que a China atribui grande importância à garantia do direito igualitário das mulheres à educação e está pronta para trabalhar com todas as partes para promover o intercâmbio e a cooperaçãointernacionais para promover o desenvolvimento de alta qualidade da educação de meninas e mulheres em todo o mundo.
Azoulay agradeceu ao governo chinês por seu forte apoio à UNESCO e à professora Peng por sua notável contribuição para a promoção da educação de meninas e mulheres em todo o mundo.
A UNESCO está disposta a continuar a fortalecer a cooperação com a China para promover o desenvolvimento da educação de meninas e mulheres no mundo, acrescentou Azoulay.
O Prêmio da UNESCO para a Educação de Meninas e Mulheres é o único prêmio da organização que promove a educação de meninas e mulheres. Os prêmios deste ano são atribuídos à CCTF pelo seu projeto Spring Bud e ao PAGE pelo seu programa STAR School.
A cerimônia de premiação contou com a presença de cerca de 300 pessoas, incluindo representantes de agências da ONU em Beijing, enviados diplomáticos de países relevantes, professores e alunos de escolas chinesas e representantes de mulheres.
Antes da cerimônia, Peng se encontrou com Azoulay. Elas trocaram pontos de vista sobre a promoção do desenvolvimento da educação de meninas e mulheres em todo o mundo.