O Grupo da Mídia da China (CMG, na sigla em inglês) firmou neste sábado (19) um acordo de cooperação com a MultiChoice, a maior plataforma de vídeos da África do Sul. Os dois grupos declararam que usarão a próxima Cúpula do BRICS, em Joanesburgo, para fortalecer a cooperação jornalística, desde a produção de reportagens a notícias digitais, impulsionando os intercâmbios culturais.
Em uma reunião com o vice-presidente da Assembleia Nacional Sul-Africana, Solomon Lechesa Tsenoli, o presidente do CMG, Shen Haixiong, disse que este ano marca o 25º aniversário do estabelecimento de relações diplomáticas entre a China e a África do Sul e o 10º aniversário da iniciativa “Cinturão e Rota”. Sob a liderança dos chefes de Estado dos dois países, a amplitude e a profundidade dos intercâmbios e da cooperação bilateral se desenvolveram sem precedentes.
O CMG está disposta a fortalecer a cooperação com a Assembleia Nacional Sul-Africana, cultivar a amizade entre as duas nações e contribuir para a construção de uma comunidade China-África do Sul de alto nível com um futuro compartilhado, destacou Shen.