O Volkswagen Group, principal montadora da Alemanha, disse na quarta-feira que pretende fortalecer a cooperação com parceiros chineses locais para explorar o crescente mercado de veículos elétricos.
A empresa está adquirindo uma participação de 4,99% na startup chinesa de veículos elétricos XPeng por meio de um aumento de capital no valor de cerca de US$ 700 milhões. Simultaneamente, a marca Audi do grupo assinou um memorando estratégico com SAIC, seu parceiro da joint venture chinesa, para expandir ainda mais a cooperação existente.
“O objetivo é explorar rapidamente os segmentos de novos clientes e mercado, alavancando sistematicamente o potencial do mercado chinês de mobilidade elétrica que cresce dinamicamente”, disse o grupo em um comunicado à imprensa.
O aprofundamento da parceria na China está alinhado com a estratégia “na China, para a China” da empresa, acrescentou.
De acordo com um acordo-quadro de tecnologia com a XPeng, dois modelos elétricos da marca Volkswagen para o segmento de médio porte serão lançados em 2026 na China. A Audi, por outro lado, também acelerará seus esforços “para ampliar o portfólio de veículos elétricos totalmente conectados no segmento premium de maneira rápida e eficiente”.
Comentando sobre a ação, Ralf Brandstaetter, presidente e CEO do Volkswagen Group China, disse que “as parcerias locais são um importante bloco de construção da estratégia ‘na China, para a China’ do Volkswagen Group. Neste momento, aceleramos a expansão de nosso portfólio elétrico local e, ao mesmo tempo, preparando-nos para a próxima etapa de inovação”.
O grupo decidiu intensificar seus esforços na China em um momento em que suas vendas caíram ligeiramente em 2% no país asiático durante o primeiro semestre de 2023. Em reunião de gerentes da empresa realizada no início deste mês, Thomas Schaefer, CEO da Volkswagen Passenger Cars, alertou que as próximos semanas e meses serão muito difíceis.