Uma conferência nacional sobre proteção ecológica e ambiental foi realizada entre essa segunda-feira (17) e esta terça-feira (18), em Beijing. O secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh) e presidente chinês, Xi Jinping, discursou no evento salientando que os próximos cinco anos serão cruciais para construir uma China bela. Xi Jinping afirmou que é necessário insistir no povo como centro e promover a melhoria significativa do ambiente de vida da população, para gerar um desenvolvimento de alta qualidade, suportado por um bom ambiente ecológico, além de acelerar a modernização da convivência harmoniosa entre o homem e a natureza.
O líder chinês destacou que o país já entrou no estágio de desenvolvimento de alta qualidade que acelera o processo focado no verde e na baixa carbonização. É importante planejar e promover os trabalhos de preservação do ambiente ecológico com uma postura mais elevada, uma visão mais ampla e maiores esforços, destacou o líder chinês.
Segundo Xi Jinping, a nação deve estar atenta aos seguintes pontos ao lidar com os problemas atuais. Primeiro, é necessário construir um sistema econômico de ciclo verde e de baixo carbono por meio da proteção ambiental de alto nível. Segundo, os departamentos governamentais devem tomar medidas eficazes para resolver os problemas ambientais, melhorando constantemente a sistematicidade, integridade e coordenação no trabalho. Terceiro, é importante insistir na proteção integrada e gestão sistemática de montanhas, rios, florestas, campos, lagos, pradarias e desertos, além de utilizar de forma abrangente os meios de restauração natural e artificial. O quarto ponto é aperfeiçoar os sistemas e as leis para preservar o ambiente ecológico.