Na abertura da segunda etapa da reunião de alto nível da 15ª Conferência das Partes (COP 15) da Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB), o presidente chinês, Xi Jinping, proferiu um discurso, que ganhou repercussões positivas de personalidades internacionais.
A secretária executiva da CDB, Elizabeth Maruma Mrema, afirmou que, no discurso proferido, o líder chinês salientou a importantância do multilateralismo, apelando pelo aprofundamento dos intercâmbios e cooperações internacionais e consolidação dos consensos comuns, promovendo o estabelecimento do quadro pós-2020 para diversidade biológica global. Segundo ela, o presidente chinês ainda se referiu aos benefícios trazidos pelo aperfeiçoamento do sistema ecológico, o que será muito importante para avanço do processo das negociações.
A diretora-geral do Departamento do Ambiente da Comissão Europeia, Florika Fink-Hooijer, considerou inspirador o discurso do líder chinês, o qual encoraja a comunidade internacional a impulsionar a harmonia entre ser humano e a natureza por meio desse evento. Ela também ficou impressionada com a afirmação do presidente chinês de que é necessário defender uma ordem global justa e razoável para a proteção da diversidade biológica e apoiar o sistema internacional centrado na Organização das Nações Unidas, o que favorecerá a união de todos os países.
Um dos responsáveis pelas negociações do Brasil na COP 15 afirmou que o discurso do líder chinês é como um apelo que reúne todas as delegações para impulsionar as negociações e alcançar as metas, o que mostra o papel importante da China nesse processo.