O presidente chinês, Xi Jinping, participou na noite do dia 24 do segundo Fórum Econômico Euroasiático realizado pela União Econômica Euroasiática (UEE) por videoconferência.
Em seu discurso no evento, Xi Jinping enfatizou que a Eurásia é a região com a maior população, maior número de países e civilizações mais diversificadas do planeta, por isso, as cooperações entre a Europa e a Ásia são importantes para os benefícios de seus povos e do desenvolvimento do mundo.
O líder chinês lembrou que ele próprio lançou sucessivamente propostas sobre o desenvolvimento, segurança e civilizações globais, com o objetivo de procurar a paz duradoura, a segurança geral, a prosperidade comum e um mundo com abertura, inclusão e beleza.
Xi Jinping enfatizou que, como membro da família euroasiática, o desenvolvimento da China não pode estar separado da Eurásia e vai beneficiar a região. Na ocasião dos dez anos do lançamento da iniciativa Cinturão e Rota, a China quer continuar trabalhando junto com todas as nações participantes da iniciativa e com todos os países membros da UEE para continuar promovendo a paz, cooperação, ganho mútuo e multipolarização do mundo.