Foi realizada nesta sexta-feira (19) no Centro Internacional de Convenções de Xi’an, na província de Shaanxi, a Cúpula China-Ásia Central. O presidente chinês, Xi Jinping, presidiu a reunião e proferiu um discurso de abertura, apresentando quatro propostas de como construir uma comunidade China-Ásia Central com um futuro compartilhado.
Primeiro, deve-se persistir no apoio mútuo. Xi Jinping disse que a China e os países da Ásia Central devem aprofundar a confiança mútua estratégica e sempre oferecer apoio claro e forte um ao outro em questões de interesses essenciais, especialmente no que diz respeito à soberania, independência, dignidade nacional e desenvolvimento de longo prazo.
Segundo, deve-se persistir no desenvolvimento comum. Xi Jinping pediu aos seis países que continuem ficando na dianteira na cooperação da iniciativa “Cinturão e Rota”, além de liberar totalmente o potencial de cooperação em áreas tradicionais, como comércio, capacidade industrial, energia e transporte, e para promover novos motores de crescimento em áreas como finanças, agricultura, alívio de pobreza, baixo carbono, saúde e inovação digital.
Terceiro, deve-se persistir na segurança global. Xi Jinping disse que os seis países devem implementar conjuntamente a Iniciativa de Segurança Global, se opor resolutamente à interferência externa nos assuntos internos dos países da região e às tentativas de instigar “revoluções coloridas” e manter uma postura de tolerância zero contra as “três forças” de terrorismo, separatismo e extremismo.
Quarto, deve-se persistir na amizade de geração em geração. Xi Jinping disse que os seis países devem implementar a Iniciativa de Civilização Global e levar adiante sua amizade tradicional, promover intercâmbio interpessoal, fortalecer intercâmbio de experiências de governança, aprimorar o aprendizado mútuo entre as civilizações e promover o entendimento mútuo.