Xi Jinping apresenta propostas para construir uma Ásia Central estável, próspera, harmoniosa e bem conectada

Foi realizada nesta sexta-feira (19) no Centro Internacional de Convenções de Xi’an, na província de Shaanxi, a Cúpula China-Ásia Central. O presidente chinês, Xi Jinping, presidiu a reunião e proferiu um discurso de abertura, apresentando quatro propostas para construir uma Ásia Central estável, próspera, harmoniosa e bem conectada.

No discurso, Xi Jinping apontou que o mundo precisa de uma Ásia Central estável. A soberania, a segurança, a independência e a integridade territorial dos países da Ásia Central devem ser salvaguardadas, os caminhos de desenvolvimento escolhidos independentemente pelos povos da Ásia Central devem ser respeitados e os esforços feitos pela região para buscar a paz, a amizade e a tranquilidade devem ser apoiados, disse Xi Jinping.

O mundo precisa de uma Ásia Central próspera. Xi Jinping destacou que uma Ásia Central vibrante e próspera atenderá à aspiração das pessoas de diferentes países da região por uma vida melhor e injetará um forte impulso na recuperação econômica mundial.

O mundo precisa de uma Ásia Central harmoniosa. O presidente Xi Jinping expressou que conflitos étnicos, disputas religiosas e divisão cultural não são o tom principal na Ásia Central, enquanto a solidariedade, a inclusão e a amizade são a busca dos povos da região.

O mundo precisa de uma Ásia Central bem conectada. Xi Jinping afirmou que a região, abençoada com vantagens geográficas únicas, tem a base, as condições e as capacidades para se tornar um importante centro de conectividade do continente eurasiático, além de fazer suas contribuições para troca de bens, interação entre civilizaç

Ismael Lucas S. Pereira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo