O presidente chinês, Xi Jinping, respondeu recentemente à carta de alunos da Ásia Central que estão estudando na Universidade de Petróleo da China, em Beijing, encorajando-os a darem maior contribuição à promoção do desenvolvimento das relações entre a China e os países da região.
Xi Jinping apontou que o país e as nações da Ásia Central são vizinhos próximos e têm uma amizade profunda. O dirigente chinês lembrou que, em 2013, propôs a iniciativa do Cinturão Econômico da Rota da Seda durante uma viagem pela Ásia Central. Nos últimos dez anos, as relações entre a China e a região têm sido elevadas constantemente a novos patamares, e as cooperações nas diversas áreas entram numa órbita de desenvolvimento rápido, o que trouxe bem-estar aos ambos povos.
O presidente chinês destacou que as relações amistosas na região precisam ser transmitidas e promovidas de geração em geração por jovens com nobres aspirações. Xi Jinping espera que os alunos se empenhem positivamente na construção da amizade entre as duas partes, sejam embaixadores de um intercâmbio amistoso e uma ponte de cooperação, dando suas próprias contribuições à edificação de uma comunidade ainda mais próxima com um futuro compartilhado entre a China e Ásia Central.