A China exige que os Estados Unidos não façam contato entre seus oficiais e Tsai Ing-wen durante sua conexão no país norte-americano, afirmou a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Mao Ning, em uma coletiva de imprensa nesta terça-feira (4).
A imprensa informou que, durante dias 4 e 6 deste mês, Tsai Ing-wen, líder de Taiwan, fará uma visita aos EUA durante uma conexão de seu voo no país e se reunirá o presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, Kevin McCarthy.
Mao Ning afirmou que a parte chinesa se opõe firmemente ao arranjo da visita de Tsai pela parte norte-americana e ao possível encontro entre ela e Kevin McCarthy. O ato dos EUA, segundo Mao, é uma violação grave do princípio de uma só China e das disposições dos três comunicados conjuntos China-EUA, prejudicando a soberania e a integridade territorial da China.
Mao Ning também salientou que a China acompanhará estreitamente o assunto e tomará medidas resolutas para salvaguardar a soberania e integridade territorial do país.