O membro do Birô Político do Comitê Central do Partido Comunista da China e ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, recebeu nesta quinta-feira (15), em Beijing, sua homóloga da Canadá, Anita Anand.
No encontro, Wang Yi afirmou que a visita do primeiro-ministro canadense, Mark Carney, oito anos após a última visita de um premiê canadense à China, é um marco simbólico para as relações bilaterais entre os dois países.
O encontro entre os líderes dos dois países pode abrir uma nova página para o desenvolvimento das relações bilaterais entre os dois lados. A China quer fortalecer os intercâmbios, aumentar a confiança e aprofundar a cooperação com a parte canadense, além de eliminar interferências exteriores para impulsionar as relações bilaterais entre os dois lados de maneira mais estável, sólida e saudável novo contexto internacional.
Wang Yi pediu também à parte canadense que trate as divergências nos intercâmbios entre os dois países de forma mais razoável, amigável e inclusiva, e que se concentre nas agendas de cooperação, com o envio de mais sinais positivos para o desenvolvimento das relações bilaterais.
Por sua vez, Anita Anand indicou que o novo governo do Canadá atribui grande importância ao desenvolvimento das relações amistosas com a China. As relações entre os dois países têm apresentado uma tendência positiva desde o ano passado. O primeiro-ministro, Mark Carney, quer aproveitar a visita desta vez para trocar opiniões com o líder chinês de forma mais profunda, definindo uma direção de desenvolvimento para promover as relações de parceiro estratégico entre os dois países.
