Ícone do site CRI e Diario de Pernambuco

Guangzhou sediará primeiro evento oficial do Ano da China da APEC em fevereiro

Em coletiva de imprensa realizada nesta quarta-feira (28), o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Guo Jiakun, falou sobre os preparativos da primeira reunião de altos funcionários da APEC, que será realizada na cidade de Guangzhou, no sul da China.

Guo Jiakun disse que a ocasião representa o principal veículo de preparação dos resultados da reunião de líderes, e será realizada de quatro a cinco vezes por ano. Como anfitriã da reunião da APEC de 2026, a China sediará a primeira reunião de altos funcionários da APEC e reuniões concernentes de 1º a 10 de fevereiro. Trata-se do primeiro evento oficial do “Ano da China” da APEC. A reunião terá como foco o tema da APEC de 2026, Construindo uma Comunidade Ásia-Pacífico para a Prosperidade Comum, e as três áreas prioritárias de Abertura, Inovação e Cooperação, conduzindo discussões aprofundadas sobre cooperação específica e acumulando resultados para a reunião informal de líderes em novembro.

Segundo Guo Jiakun, mais de 50 eventos serão realizados durante o encontro, e espera-se a presença de aproximadamente 1.000 representantes das economias-membro da APEC, do Secretariado e do Conselho Consultivo Empresarial. “Guangzhou, a cidade anfitriã, tem uma longa história e é uma importante janela para a abertura da China ao exterior, além de ser uma cidade central da Grande Baía Guangdong-Hong Kong-Macau. Convidamos todos os jornalistas a acompanharem o evento para contarem a história do Ano da China da APEC”, assinalou o porta-voz.

Sair da versão mobile