O vice-premiê chinês, He Lifeng, também membro do Birô Político do Comitê Central do Partido Comunista da China, participou nesta terça-feira (20) do Fórum Econômico Mundial de 2026, em Davos, na Suíça, onde proferiu um discurso.
He Lifeng afirmou que, em janeiro de 2017, o presidente chinês, Xi Jinping, fez um importante discurso no Fórum de Davos, cujas diretrizes a China vem implementando com seriedade, apoiando firmemente o multilateralismo e o livre comércio. Nos últimos anos, o líder chinês propôs sucessivamente quatro iniciativas globais, oferecendo soluções chinesas para os problemas comuns enfrentados pelo mundo.
Em seu discurso, He Lifeng apresentou as seguintes propostas:
– Apoiar firmemente o livre comércio e trabalhar em conjunto para promover a globalização econômica inclusiva.
– Defender firmemente o multilateralismo e promover uma ordem econômica e comercial internacional mais justa e equilibrada.
– Aderir à cooperação ganha-ganha, buscar ampliar o espaço da cooperação e resolver conjuntamente os problemas de desenvolvimento.
– Aderir ao respeito mútuo e à consulta igualitária, fazendo bom uso do diálogo para lidar adequadamente com as diferenças e resolver os problemas.
