O Porto de Livre Comércio (FTP, sigla em inglês) de Hainan, na China, lançará oficialmente uma operação aduaneira independente em toda a ilha em 18 de dezembro de 2025. O grande diferencial será que as conexões de Hainan com o resto do mundo se tornarão mais livres e eficientes, com a maioria dos produtos podendo entrar e sair da ilha com tarifa zero. Os artigos receberão uma supervisão mais abrangente e precisa, garantindo a ordem geral do comércio. Dentro da ilha, haverá maior liberdade para a circulação de mercadorias e capital.
Podemos considerar o novo FTP de Hainan como um “supercentro de compras global”, equipado com um sistema de gestão mais inteligente. Para os consumidores, com a atualização abrangente da política de tarifa zero, o número de categorias de produtos isentos de impostos aumentará de cerca de 1.900 para aproximadamente 6.600, representando uma expansão significativa da abertura. Isso significa que será possível adquirir mais tipos de produtos importados livres de impostos. Para os empreendedores, a nova política tornará Hainan ainda mais atraente para investimentos globais. A expectativa é que um número crescente de empresas internacionais escolha instalar sedes ou filiais na ilha, impulsionando a geração de empregos.
No futuro, Hainan não será apenas uma ilha turística, mas sim uma porta de abertura para os oceanos Pacífico e Índico, conectando a China com o mundo.
