
Em 1º de setembro de 2025, a 25ª Reunião do Conselho de Chefes de Estado da Organização de Cooperação de Shanghai (OCS) foi realizada em Tianjin. Trata-se da maior cúpula desde a fundação da OCS 24 anos atrás.
Na 25ª Reunião do Conselho de Chefes de Estado da OCS e na reunião da OCS Plus, realizadas no mesmo dia, o presidente Xi Jinping proferiu alguns discursos importantes intitulados Permanecer Fiéis à Missão Fundadora da Organização de Cooperação de Shanghai e Abrir um Futuro Melhor e Reunindo a Força da Organização de Cooperação de Shanghai para Melhorar a Governança Global, nos quais se destacaram a comunicação sobre o planejamento de desenvolvimento e a cooperação e a promoção de uma melhor governança global.
Durante a reunião da OCS Plus, o presidente Xi Jinping propôs a Iniciativa de Governança Global pela primeira vez. A Iniciativa de Governança Global consiste em mais uma grande iniciativa de nível mundial apresentada por Xi Jinping, seguindo as Iniciativas Globais de Desenvolvimento, Segurança e Civilização.
A Iniciativa de Governança Global constitui mais um bem público apresentado pelo líder chinês ao mundo, contribuindo ainda mais com a sabedoria e soluções chinesas para fortalecer e aprimorar a governança global.
Em maio de 2025, o presidente chinês, Xi Jinping, participou da cerimônia de abertura da quarta reunião ministerial do Fórum China-CELAC (Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos) em Beijing.
Na ocasião, Xi Jinping disse que a China está disposta a fortalecer a solidariedade com os países da América Latina e do Caribe e continuar a apoiar uns aos outros em questões relativas aos seus interesses fundamentais e principais preocupações.
Em setembro de 2025, o presidente Xi Jinping proferiu um discurso de forma virtual na Cúpula do Clima da ONU. Segundo o líder chinês, 2025 marca o 10º aniversário do Acordo de Paris, um ano crucial para os países submeterem suas novas Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs, na sigla em inglês). A governança climática global está entrando em um estágio chave.
Na ocasião, o líder chinês anunciou novas NDCs da China, injetando ímpeto à cooperação global para lidar com mudanças climáticas.
Em 31 de outubro, o presidente chinês, Xi Jinping, participou da primeira sessão da 32ª Reunião de Líderes Econômicos da APEC (Cooperação Econômica da Ásia-Pacífico), realizada em Gyeongju, na República da Coreia.
Em seu discurso, Xi Jinping afirmou que as transformações globais de magnitude centenária têm acelerado, a situação internacional apresenta múltiplos focos de instabilidade, e os fatores de instabilidade e incerteza no desenvolvimento da região Ásia-Pacífico continuam a aumentar. Para promover o crescimento econômico e melhorar o bem-estar dos povos, o líder chinês apresentou cinco propostas principais.
Na manhã do dia 1º de novembro, horário local, o presidente chinês, Xi Jinping, participou da cerimônia de transmissão do posto de anfitrião da 32ª Reunião de Líderes Econômicos da APEC, na qual anunciou que a cidade chinesa de Shenzhen sediará, em novembro de 2026, a 33ª Reunião do bloco.
