“Pavilhão China” na COP30 compartilha experiências sobre o desenvolvimento de alta qualidade do mercado de carbono

Uma sessão temática sobre o desenvolvimento de alta qualidade do mercado de carbono foi realizada no dia 11, em Belém (horário local), no “Pavilhão China” da COP30. O evento reuniu participantes das áreas de proteção ambiental e economia de energia.

Li Gao, vice-ministro do Ministério da Ecologia e Meio Ambiente da China, proferiu um discurso durante o evento. Segundo ele, a China tem atribuído grande importância ao enfrentamento das mudanças climáticas e demonstra firme determinação em agir de forma proativa. O país ativou em 2021 o mercado nacional de negociação de direitos de emissão de carbono e em 2024 o mercado nacional de negociação de reduções voluntárias de emissões de gases de efeito estufa . Após mais de quatro anos de operação, o mercado nacional de carbono tem avançado de maneira estável, tornando-se uma importante medida para promover o pico e a neutralidade de carbono, além de ser o principal instrumento de precificação de carbono no país.

O vice-ministro destacou que a construção do mercado de carbono é um projeto sistêmico complexo. Ele expressou o desejo de que as partes envolvidas consolidem consensos, ampliem a cooperação e trabalhem juntas para promover o desenvolvimento do mercado de carbono e impulsionar a construção de um sistema global de governança climática.

Durante a sessão, especialistas e representantes do setor de diversos países também trocaram experiências sobre o futuro do desenvolvimento e a cooperação internacional no mercado de carbono.

CRI Português

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo