Ícone do site CRI e Diario de Pernambuco

30ª Conferência do Clima das Nações Unidas começa em Belém, no Brasil

A 30ª Conferência do Clima das Nações Unidas (COP30) começa nesta segunda-feira (10), em Belém, capital do estado de Pará, no norte do Brasil.

Durante os doze dias de encontro, milhares de autoridades governamentais, especialistas acadêmicos e representantes de diversos setores de todo o mundo discutirão os planos nacionais de ação climática, buscarão atingir a meta de financiamento climático anual de US$1,3 trilhão e proporão novas medidas para apoiar os países na adaptação às mudanças do clima e acelerar a transição para uma economia de baixo carbono.

Este ano marca o décimo aniversário da adoção do Acordo de Paris e o momento de submissão de uma nova rodada de Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs). Antes da abertura da COP30, o secretário-geral da ONU, António Guterres, alertou para as graves consequências socioeconômicas que o aumento da temperatura global poderá trazer para todos os países e pediu, mais uma vez, a implementação efetiva das ações.

A delegação da China participará de todas as sessões da conferência e realizará várias atividades para mostrar as políticas e os resultados do país no enfrentamento das mudanças climáticas.

Os Estados Unidos não enviaram representantes ao evento, que termina no dia 21, sendo esta a primeira vez em 30 anos que o país fica ausente de uma COP.

Sair da versão mobile