Ícone do site CRI e Diario de Pernambuco

Série de reportagens sobre 80º aniversário da restauração de Taiwan tem repercussão na ilha

Este ano marcar o 80º aniversário da vitória da Guerra de Resistência do Povo Chinês contra a Agressão Japonesa e da Guerra Mundial Antifascista, bem como o 80º aniversário da retrocessão de Taiwan. O canal CCTV-4 do Grupo de Mídia da China produziu uma série de reportagens temáticas em cinco episódios sobre a restauração de Taiwan e obteve amplamente boa repercussão na ilha.

Batizadas de “O Renascimento de Taiwan”, as reportagens especiais foram produzidas em Taiwan por repórteres do CMG baseados na ilha. Em dois meses, eles visitaram vários locais históricos, entrevistando dezenas de descendentes de heróis da guerra contra a agressão japonesa e historiadores. Com uma abordagem rigorosa, o documentário desenterra e apresenta meticulosamente materiais de primeira mão, relatando o profundo sofrimento infligido a Taiwan pelo domínio colonial japonês e demonstrando o patriotismo e a integridade nacional do povo da ilha. Refuta assim com veemência as falácias como a teoria do “status indeterminado de Taiwan” .

Após sua exibição, a série teve grandes repercussões entre o povo taiwanês. Veículos de comunicação na ilha, como o Want Daily e a Meihua News Network, promoveram ativamente as reportagens, elogiando-as por oferecer uma nova perspectiva sobre a herança das memórias e narrativas históricas entre os dois lados do Estreito de Taiwan.

Sair da versão mobile