
O Diálogo Global intitulado “Inovação, Abertura e Desenvolvimento Compartilhado”, organizado pelo Grupo de Mídia da China (CMG), foi realizado nessa segunda-feira (27) em Moscou, Rússia.
O vice-diretor do Departamento de Comunicação do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh) e presidente do CMG, Shen Haixiong, enviou mensagem em vídeo ao evento. O Encarregado de Negócios da Embaixada da China na Rússia, Zhang Wei; o vice-presidente do Grupo de Mídia Internacional “Russia Today”, Alexander Vladimirovich Yakovenko; o representante das empresas chinesas na Rússia, Sun Bohui, compareceram ao evento e proferiram discursos.
Shen Haixiong destacou que a 4ª Sessão Plenária do 20º Comitê Central do PCCh, amplamente acompanhada pelo mundo, foi concluída com êxito em Beijing, marcando outro patamar importante na nova era da China. A reunião passa o sinal de que o país vai continuar a expandir o seu nível de abertura, e criar uma nova conjuntura de benefício mútuo. Independentemente das mudanças na conjuntura internacional, a China, mais aberta, inovadora e comprometida com o compartilhamento de oportunidades na nova era, injetará confiança na ordem internacional. Shen afirmou ainda que o CMG continuará a trabalhar com seus parceiros para criar uma plataforma global de intercâmbio e cooperação, a praticar as “Quatro Iniciativas Globais”e compartilhar com o mundo as soluções chinesas para a governança global.
Zhang Wei disse que a 4ª Sessão Plenária do 20º Comitê Central do PCCh estabeleceu o objetivo principal para o desenvolvimento socioeconômico no 15º Plano Quinquenal da China, sendo um planejamento abrangente para promover a modernização chinesa. Em setembro deste ano, o presidente chinês,Xi Jinping propôs, pela primeira vez, a Iniciativa de Governança Global, que recebeu apoio imediato do presidente russo, Vladimir Putin. A China deseja trabalhar em conjunto com a Rússia, fortalecer a coordenação com base nos consensos alcançados pelos líderes dos dois países, indicar a direção correta para a governança global, promover o desenvolvimento comum e alcançar a paz mundial.
Alexander Vladimirovich Yakovenko afirmou que a menção de “acelerar a autossuficiência e autoconfiança tecnológica em alto nível” , no comunicado da 4ª Sessão Plenária do 20º Comitê Central do PCCh, possui um significado importante. Diante do cenário global em rápida transformação, a China demonstra uma percepção aguda e abertura para o mundo. O processo de modernização da China sempre ocorre em conjunto com a cooperação e os resultados compartilhados com outros países, e esta parceria confiável constitui a pedra angular do desenvolvimento das relações internacionais contemporâneas. A realização desse evento demonstra o espírito de abertura pela China.
Sun Bohui disse que o sucesso do investimento das empresas chinesas no exterior provou que o fortalecimento da cooperação comercial traz benefícios para consolidar a confiança mútua e estimular o desenvolvimento comum entre os dois países. As empresas chinesas na Rússia vão continuar a insistir na cooperação de ganha-ganha, fortalecendo a base de opinião pública para promover o desenvolvimento das relações bilaterais entre os dois países.
No evento, convidados dos setores político, académico, empresarial e midiático da China e da Rússia realizaram um intercâmbio profundo sobre a expansão da abertura de alto nível da China ao exterior.
