Ícone do site CRI e Diario de Pernambuco

Grande feriadão, novas oportunidades

Para os cidadãos chineses, a combinação dos feriados do Meio Outono e Dia Nacional este ano resultou em um grande feriadão prolongado de oito dias.

O fluxo de viagens inter-regionais previsto para este feriado atingiu a marca impressionante de 2,432 bilhões, com um aumento médio diário de 6,2% em comparação com o ano anterior. Nos primeiros quatro dias do feriado, as vendas das principais empresas de varejo e restauração aumentaram 3,3%. Até às 16h do dia 8, a bilheteria total dos filmes durante o período do Dia Nacional ultrapassou 1,8 bilhão de yuans. O mercado consumidor chinês parece ter acionado o modo acelerado.

Durante o feriadão, o consumo verde e inteligente foi particularmente favorecido. De acordo com dados das principais plataformas de comércio eletrônico, as vendas de alimentos orgânicos aumentaram 20,1% nos primeiros quatro dias do feriado, e as vendas de produtos de casa inteligente cresceram 16,8%. Em particular, com a ampla e profunda integração da inteligência artificial (IA) em várias indústrias, guias turísticos inteligentes e assistentes de planejamento de viagens proporcionaram aos consumidores uma experiência sensacional.

É importante notar que o consumo de serviços tornou-se um impulsionador importante do crescimento do consumo na China. Uma exposição, um concerto, um ponto turístico podem se tornar um ponto de crescimento do consumo.

De acordo com estimativas oficiais nacionais, o número médio diário de passageiros de entrada e saída do país durante o feriadão ultrapassou 2 milhões, e o número de turistas chineses que viajaram para países como Japão, Coreia do Sul e outros do Sudeste Asiático aumentou significativamente. Com a política de isenção de vistos para a Rússia, promovida pela China, as reservas de turistas russos em plataformas relevantes aumentaram 75%. Mídias como a “TTR Weekly” da Tailândia observaram que o significado do feriadão não está apenas nos números, mas também simboliza o aumento da confiança do consumidor na China.

A vitalidade do consumo no feriadão da China demonstra mais uma vez a forte resiliência da economia chinesa. No dia 7, segundo relatório divulgado pela Organização Mundial do Comércio (OMC), devido à recuperação lenta da economia global e à política tarifária dos EUA, a expectativa de crescimento do comércio global de bens para 2026 teve uma redução significativa de 1,8% para 0,5%.

Em contraste, nos primeiros oito meses deste ano, o comércio de importação e exportação de bens da China cresceu 3,5%, e o PIB do país cresceu 5,3% no primeiro semestre. O Fundo Monetário Internacional (FMI) avaliou que a China teve um impacto positivo e forneceu um “apoio sólido” à economia global por meio do comércio e outros canais.

Justamente durante este feriadão, a China está preparando novas oportunidades de abertura. Em outubro, será realizada em Beijing a 4ª Sessão Plenária do 20º Comitê Central do Partido Comunista da China a fim de traçar o plano estratégico para o desenvolvimento nos próximos cinco anos. O mercado diversificado da China significa enormes oportunidades de negócio que definitivamente não devem ser perdidas.

Sair da versão mobile