Ícone do site CRI e Diario de Pernambuco

Wang Yi recebe homólogo português em Beijing

O ministro das relações exteriores da China, Wang Yi, reuniu-se nesta segunda-feira (8), em Beijing, com o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Paulo Rangel.

Wang Yi, que também é membro do Birô Político do Comitê Central do Partido Comunista da China, agradeceu à parte portuguesa pelo envio de representantes para participar de todo o evento comemorativo do 80º aniversário da vitória na Guerra de Resistência do Povo Chinês contra a Agressão Japonesa e na Guerra Antifascista Mundial.

O chanceler chinês destacou que China e Portugal resolveram adequadamente a questão de Macau por meio de negociações, estabelecendo um exemplo de resolução pacífica de controvérsias.

“A China está disposta a aprofundar as relações amistosas com Portugal, promover a cooperação e elevar o relacionamento bilateral a um novo patamar”, afirmou Wang Yi.

Ao sublinhar que Portugal valoriza muito suas relações com a China, Rangel observou que o conceito por trás da Iniciativa de Governança Global representa princípios importantes a serem seguidos para lidar com os desafios globais atuais e questões internacionais de destaque. De acordo com o diplomata, Portugal espera reforçar contatos com a China e aprofundar a cooperação em mecanismos multilaterais.

Sair da versão mobile