Ícone do site CRI e Diario de Pernambuco

Comunidade internacional quer ver OCS fornecer novo ímpeto para governança global

Na véspera da realização da Cúpula da Organização de Cooperação de Shangai (OCS), uma pesquisa de opinião pública conduzida pela CGTN entre 8.873 respondentes em 38 países mostra que a comunidade internacional avalia positivamente as conquistas de cooperação prática da OCS e as importantes contribuições da China. O “Espírito de Shangai” ganhou amplo reconhecimento.

No ano passado, como presidente rotativa, a China continuou a aprofundar a cooperação prática em vários campos dentro da OCS e alcançou resultados frutíferos. Os respondentes dos Estados-membros da OCS deram alto reconhecimento a isso. Os resultados mostram que 91,7% dos respondentes afirmaram a OCS teve um impacto positivo no desenvolvimento econômico de seus Estados-membros. Além disso, 89,2% dos entrevistados acreditam que uma série de projetos de cooperação na OCS avançou o desenvolvimento regional de infraestrutura e conectividade. Na pesquisa, 83,7% disseram que a promoção da OCS de liquidação em moeda local entre os países regionais ajuda a reduzir a dependência do sistema econômico ocidental.

Como membro fundador da OCS, a China sempre contribuiu para guiar e avançar o desenvolvimento da organização. Nos resultados da pesquisa, 91,4% dos respondentes dos Estados da OCS deram feedback positivo sobre as conquistas da China na promoção da cooperação prática com os países da OCS em áreas como salvaguardar a segurança regional e avançar o desenvolvimento econômico regional.

Outros 75,1% dos respondentes deram feedback positivo sobre o papel de orientação e condução de longo prazo da China no desenvolvimento da OCS, com 85,2% dos respondentes dos Estados-membros da OCS concordando. Entre os respondentes mais jovens abaixo de 44 anos, o reconhecimento foi consistentemente acima de 75%, com 78,8% entre aqueles com idade entre 25 e 34 anos.

Desde sua fundação, a OCS manteve o “Espírito de Shanghai” de confiança mútua, benefício mútuo, igualdade, consulta, respeito à diversidade de civilizações e busca do desenvolvimento comum. Na pesquisa, 86,8% dos respondentes acreditaram que o “Espírito de Shanghai” oferece uma nova abordagem não hegemônica e não confrontacional para a governança regional em um mundo multipolar. Ademais, 83,1% disseram que o princípio da OCS de “nenhuma aliança, nenhum confronto e não direcionar a qualquer terceira parte” ajuda a aliviar as rivalidades entre grandes potências e blocos.

Por fim, 73,5% dos respondentes globais acreditam que a influência internacional da OCS está aumentando rapidamente, e 76,9% disseram que a organização está promovendo a mudança em direção a um mundo multipolar. Outros 83% esperam que seus próprios países fortaleçam a cooperação econômica com outros países em desenvolvimento através da plataforma da OCS.

Sair da versão mobile