Ícone do site CRI e Diario de Pernambuco

Prêmio Panda de Ouro: construindo pontes entre as indústrias cinematográficas chinesa e estrangeira

A segunda edição do Prêmio Panda de Ouro está sendo realizada nos dias 12 e 13 em Chengdu, na província chinesa de Sichuan. Em entrevistas, os membros do júri destacaram o valor do prêmio como plataforma de intercâmbio entre indústrias cinematográficas de diferentes países.

Olivier Grandjean, profissional de cinema que vive em Beijing há muitos anos e membro do júri na categoria de documentário, elogiou os avanços da indústria chinesa de cinema e televisão. Segundo ele, a China obteve progressos notáveis nesse setor nas últimas duas décadas, e o padrão de produção, assim como a postura profissional, merecem admiração. “O Prêmio Panda de Ouro promove efetivamente o entendimento e a apreciação mútua internacional por meio de histórias comuns e distintas”, observou.

Josie Day, membro do júri na categoria de telenovelas, destacou que, apesar das diferenças culturais, a essência das experiências emocionais humanas permanece universal e constitui uma base sólida para a cooperação internacional. Para ela, o Prêmio Panda de Ouro, como plataforma internacional emergente, incentivará a troca de inspiração entre profissionais de cinema e televisão de diferentes contextos culturais, além de trazer mais histórias de excelência para o cenário global.

Sair da versão mobile