O que uma guerra deixa para trás para as pessoas? Como a humanidade deve aprender com as lições cruéis da guerra? Talvez uma pequena história esquecida na Frente Oriental da Guerra Antifacista Mundial possa fornecer uma resposta.
Em 1942, os pescadores de Zhoushan, na província chinesa de Zhejiang, resgataram heroicamente centenas de prisioneiros de guerra britânicos do “Lisbon Maru”, um navio cargueiro japonês, que costumava fazer a rota entre a Ásia e o Brasil, mas acabou afundando na costa chinesa após ser atacado por um submarino dos Estados Unidos. Em 2024, o filme The Sinking of The Lisbon Maru nos revelou a história por trás deste naufrágio, permitindo com que as pessoas possam sentir um pouco do trauma permanente do conflito.
Em 2022, o presidente Xi Jinping escreveu às famílias dos sobreviventes do Lisbon Maru, lembrando desse testemunho importante de resistência unida e atos de bondade do povo chinês junto a outros companheiros prejudicados pela agressão fascista.
Venha conhecer com a gente essa história do Lisbon Maru, investigada por um diretor chinês. É sobre coragem, traição e heróis desconhecidos!

