Ícone do site CRI e Diario de Pernambuco

Xizang alcança progresso de milhares de anos em apenas algumas décadas

Foi realizada no dia 21 uma grande reunião na praça do Palácio de Potala, em Lhasa, para comemorar o 60º aniversário da fundação da Região Autônoma de Xizang. O presidente chinês, Xi Jinping, participou junto com mais de 20 mil pessoas do evento muito festivo e alegre.

As pessoas sempre descrevem o desenvolvimento de Xizang como “avançando por milhares anos em apenas algumas décadas”, porque nos últimos 60 anos, o progresso da região foi nada menos que um milagre.

As estatísticas mostram que em 2024, o PIB de Xizang chegou a 276,5 bilhões de yuans, sendo mais de 150 vezes do que o de 1965, ano em que foi fundada a Região Autônoma de Xizang. Todos os tibetanos já se livraram da pobreza, assim como residentes de outros lugares do país. Além disso, a expectativa média de vida na região aumentou de 68,17 anos em 2010 para 72,5 anos atualmente.

Vale ressaltar também que Xizang é uma das regiões com o melhor ambiente ecológico do mundo, e a excelente cultura tradicional tibetana tem sido protegida e desenvolvida como nunca antes.

“Assim como a Ursa Maior indica a direção correta, o Partido Comunista da China indica o caminho para uma vida feliz.” Esta frase foi estampada em um carro alegórico em um desfile popular realizado em uma reunião comemorativa. A liderança do Partido Comunista da China (PCCh) é exatamente a razão essencial dos progressos de Xizang nas últimas seis décadas: estabeleceu o sistema socialista e o regime democrático popular, realizou a reforma e a abertura e construiu integralmente uma sociedade moderadamente próspera.

Desde o 18º Congresso Nacional do PCCh, o secretário-geral, Xi Jinping, lançou a nova estratégia sobre a administração de Xizang, definindo quatro prioridades, as quais são: estabilidade, desenvolvimento, ecologia e fortalecimento das fronteiras.

Em julho de 2021, o líder chinês foi a Xizang para comemorar os 70 anos da libertação pacífica da região, e desta vez, chefiou a delegação central para participar das atividades comemorativas dos 60 anos da fundação da Região Autônoma de Xizang, o que mostrou sua grande atenção e importância prestada aos trabalhos no Teto do Mundo.

O PIB de Xizang levou 50 anos para ultrapassar 100 bilhões de yuans, mas apenas seis anos para ultrapassar 200 bilhões de yuans e, este ano, espera-se alcançar a cifra de 300 bilhões de yuans. Desta forma, podemos prever que o futuro de Xizang será ainda mais brilhante.

Sair da versão mobile