Ícone do site CRI e Diario de Pernambuco

China e EUA concordam em trabalhar pela prorrogação da pausa tarifária nas negociações comerciais

O principal negociador comercial da China e vice-primeiro-ministro, He Lifeng, reuniu-se com seus homólogos dos Estados Unido, o secretário do Tesouro, Scott Bessent, e o representante comercial, Jamieson Greer, nos dias 28 e 29, em Estocolmo, na Suécia.

As duas partes efetuaram discussões francas, aprofundadas e construtivas sobre temas de interesse comum, incluindo as relações econômicas e comerciais, bem como políticas macroeconômicas. Ao revisarem o consenso alcançado nas negociações de Genebra e a implementação do acordo de Londres, ambos os lados concordaram em trabalhar pela prorrogação da trégua de 90 dias referente às tarifas de 24% impostas pelos EUA e às contramedidas adotadas pela China.

Após as negociações, o representante de comércio internacional e vice-ministro do Comércio da China, Li Chenggang, afirmou à imprensa que “ambos os lados reconhecem plenamente a importância de manter um relacionamento econômico e comercial equilibrado e construtivo entre China e EUA”. Ele enfatizou que as equipes econômicas e comerciais dos dois países continuarão a dialogar, trocar opiniões de maneira oportuna e promover, de maneira contínua, o avanço sustentável das relações bilaterais.

O representante chinês concluiu agradecendo à Suécia pelo apoio e pelas facilidades oferecidas para a realização do encontro.

Sair da versão mobile