Ícone do site CRI e Diario de Pernambuco

China registra avanços notáveis na área de dados durante o 14º Plano Quinquenal

O Gabinete de Informação do Conselho de Estado da China realizou nesta quinta-feira (14) uma coletiva de imprensa para apresentar os avanços notáveis alcançados no setor de dados durante o período do 14º Plano Quinquenal (2021-2025).

Na ocasião, o diretor da Administração Nacional de Dados, Liu Liehong, destacou que, nos últimos cinco anos, a infraestrutura digital do país logrou um desenvolvimento significativo. A China lidera, tanto em termos de escala, quanto de tecnologia. Até o final de junho de 2025, o número total de estações-base 5G atingiu 4,55 milhões, e os usuários de banda larga gigabit chegaram a 226 milhões. A capacidade total de processamento de dados ocupa o segundo lugar no globo.

O número de patentes de inteligência artificial da China corresponde a 60% do total mundial. Em 2024, o país contava com mais de 400 mil empresas do setor de dados, e o tamanho dessa indústria já havia atingido 5,86 trilhões de yuans.

Atualmente, a China possui 1,123 bilhão de internautas, com uma taxa de penetração da internet de 79,7%. Os hospitais virtuais do país realizam mais de 100 milhões de atendimentos por ano. Além disso, a China também construiu a maior e mais rica plataforma nacional de educação inteligente do mundo.

Sair da versão mobile