Reunião de Líderes China-UE alcança consensos importantes, afirma a Chancelaria chinesa

Na coletiva de imprensa, realizada nesta sexta-feira (25), o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Guo Jiakun, afirmou que o presidente Xi Jinping se reuniu ontem com o presidente do Conselho Europeu, António Costa, e com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, que estão em visita à China. O primeiro-ministro chinês, Li Qiang, copresidiu com os dois dirigentes europeus a 25ª Reunião de Líderes China-UE.

O porta-voz destacou que ambos os lados alcançaram consensos importantes no encontro. Como em qualquer relação bilateral, é natural existir algumas divergências entre China e UE. Em relação às preocupações econômicas e comerciais da parte europeia, a China expressou sua posição de maneira abrangente, paciente, profunda e minuciosa, com uma atitude amistosa, respeitosa e sincera. A parte chinesa enfatizou que a essência das relações comerciais sino-europeias é a complementaridade de vantagens e os benefícios mútuos, e que essas relações devem e podem alcançar um equilíbrio dinâmico por meio do desenvolvimento.

Sobre a questão da Ucrânia, a China ressaltou que este não é, nem deve ser, um problema entre China e Europa. O lado chinês reiterou sua posição clara e consistente de promover negociações de paz e uma solução política, e manifestou disposição para manter a comunicação com a parte europeia. A China também expressou firmemente sua posição quanto às sanções impostas pela UE a empresas chinesas sob o pretexto de envolvimento com a Rússia. Ambas as partes concordaram em fortalecer o entendimento e a confiança mútua por meio do diálogo, e em lidar adequadamente com as questões envolvidas.

Ismael Lucas S. Pereira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo