O Porto de Livre Comércio de Hainan, no sul da China, lançará oficialmente a operação aduaneira independente em toda a ilha no dia 18 de dezembro de 2025, mediante a aprovação do Comitê Central do Partido Comunista da China. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (23) pelo vice-diretor da Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma da China, Wang Changlin.
Wang destacou que a operação aduaneira independente é um projeto emblemático na construção do Porto de Livre Comércio de Hainan e representa uma importante medida para aprofundar ainda mais a abertura do país.
De acordo com o alto funcionário, a iniciativa envolverá um conjunto de políticas comerciais e de investimento mais livres e convenientes entre Hainan e países ou regiões fora da jurisdição aduaneira chinesa. Ao mesmo tempo, a entrada de elementos ligados à abertura de Hainan para o interior da parte continental chinesa será gerida com controle e precisão, enquanto o fluxo de fatores econômicos e comerciais dentro da ilha será relativamente liberado.
