O presidente chinês, Xi Jinping, reuniu-se nesta quinta-feira (24), em Beijing, com o presidente do Conselho Europeu, António Costa, e com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.
Xi afirmou que, diante das rápidas transformações globais e do cenário internacional conturbado, os líderes da China e da União Europeia (EU) precisam, mais uma vez, demonstrar visão de longo prazo e senso de responsabilidade, fazendo escolhas estratégicas acertadas que correspondam às expetativas dos povos e resistam ao teste da história.
António Costa, por sua vez, assinalou que a UE e a China são duas das maiores economias do planeta e compartilham o interesse comum de promover um relacionamento bilateral construtivo e estável. Ele expressou o desejo de continuar cooperando com a China para enfrentar os desafios globais e contribuir para a paz mundial.
Para Ursula von der Leyen, a China tornou-se uma potência industrial e tecnológica, além de ter tirado 800 milhões de pessoas da pobreza, um feito que comoveu e inspirou o mundo. “Hoje, a UE e a China estão entre as três maiores economias do mundo, e os laços entre as duas partes figuram entre os mais relevantes e influentes do cenário internacional”, afirmou a presidente da Comissão Europeia.

