Ícone do site CRI e Diario de Pernambuco

Li Qiang encontra com presidente egípcio no Cairo​

No dia 10, o primeiro-ministro da China, Li Qiang, encontrou-se no Cairo com o presidente do Egito, Abdel Fattah Al-Sisi.

Inicialmente, Li Qiang transmitiu as saudações do presidente Xi Jinping a Al-Sisi. O primeiro-ministro chinês destacou que as relações bilaterais entre os dois países alcançaram significativo desenvolvimento nos últimos anos, sob a liderança estratégica de seus chefes de Estado. A China deseja aproveitar o 70º aniversário do estabelecimento de relações diplomáticas como oportunidade para continuar a aprofundar esta amizade tradicional, reforçar a confiança política mútua, enriquecer o escopo da parceria estratégica abrangente e construir conjuntamente uma comunidade de futuro compartilhado entre a China e o Egito na nova era.

Durante o encontro, Li Qiang afirmou ainda que seu país pretende fortalecer a cooperação com o Egito em áreas como comércio, finanças, manufatura, energia renovável e inovação tecnológica, no âmbito da Iniciativa do Cinturão e Rota, incentivando empresas chinesas de alta competitividade a investir no Estado africano. A China está disposta a manter contatos mais estreitos com o Egito para promover o processo de cessar-fogo em Gaza e impulsionar a cooperação chinesa com os países árabes e africanos, com o apoio de organizações multilaterais como as Nações Unidas (ONU), o BRICS e a Organização de Cooperação de Xangai (SCO).

Por sua vez, Al-Sisi enviou suas felicitações ao presidente Xi Jinping, ressaltando que a China alcançou extraordinário êxito no desenvolvimento socioeconômico sob sua liderança. Segundo ele, a China é um amigo sincero do Egito, que apoia firmemente o princípio de Uma Só China e deseja promover conjuntamente a construção da Iniciativa do Cinturão e Rota. O país dá as boas-vindas às empresas chinesas e oferecerá a estas todas as facilidades de ingresso no mercado egípcio.

Sair da versão mobile