Ícone do site CRI e Diario de Pernambuco

Xi Jinping encontra-se com o presidente do Tadjiquistão

O presidente chinês, Xi Jinping, que está em Astana, capital do Cazaquistão para participar da segunda Cúpula China-Ásia Central, encontrou-se hoje (17) com o presidente do Tadjiquistão, Emomali Rahmon.

Xi Jinping lembrou em primeiro lugar que no ano passado, ele realizou uma visita de Estado ao Tajiquistão. Na ocasião, os dois anunciaram o estabelecimento da parceria estratégica abrangente para a nova era entre a China e o Tadjiquistão, e fizeram novos planejamentos e disposições para as cooperações bilaterais em todos os setores. Segundo ele, as duas partes devem aplicar os consensos da melhor forma possível para alcançar mais resultados pragmáticos e construir uma comunidade com futuro compartilhado entre os dois países com alta qualidade.

O líder chinês apontou que a China é um vizinho e parceiro confiável do Tajiquistão, pois apoia firmemente a parte tadjique na defesa da independência, soberania e segurança. Ele enfatizou que os dois lados devem aproveitar da melhor forma o Mecanismo de Diálogos dos Ministros das Relações Exteriores para coordenar as cooperações em todas as áreas, ampliar o comércio bilateral e o investimento mútuo, além de reforçar o combate ao terrorismo, separatismo e extremismo.

Emomali Rahmon disse que a visita de Estado de Xi Jinping a seu país no ano passado foi um assunto de importância histórica que abriu uma nova página para as relações bilaterais. O Tadjiquistão quer fortalecer as cooperações com a China em áreas como comércio, investimento, infraestrutura, novas energias, inteligência artificial entre outras.

Após o encontro, os dois chefes de Estado testemunharam a assinatura de vários acordos de cooperações bilaterais.

Sair da versão mobile