Ícone do site CRI e Diario de Pernambuco

Xi Jinping conversa com Putin por telefone

Na tarde desta quinta-feira (19), o presidente da China, Xi Jinping, conversou por telefone com o seu homólogo russo, Vladimir Putin. Na conversa telefônica, os dois chefes de Estado trocaram opiniões sobre a tensão no Oriente Médio.

Putin comunicou a posição da Rússia sobre a conjuntura na região, afirmando que um ataque israelense às instalações nucleares iranianas seria muito perigoso, que a escalada do conflito não seria do interesse de nenhuma das partes e que a questão nuclear iraniana deveria ser resolvida por meio do diálogo e da negociação.

Xi Jinping expôs a perspectiva chinesa e afirmou que a situação atual no Oriente Médio é muito crítica, confirmando mais uma vez que o mundo está entrando em um novo período de turbulência e mudanças. Se o conflito se intensificar ainda mais, não só as duas partes em conflito sofrerão perdas ainda maiores, como também os países da região serão profundamente afetados. Em relação à situação atual, o líder chinês apresentou quatro propostas.

Primeiramente, o cessar-fogo é o mais urgente. Segunda, a garantia da segurança dos civis é o trabalho prioritário. Terceira, diálogo e negociação são a única saída para solução. Quarta, é indispensável o esforço da comunidade internacional para a paz.

Xi Jinping reiterou que a parte chinesa está disposta a reforçar a comunicação e a coordenação com todas as partes para unir esforços na defesa da justiça, e desempenhar seu papel construtivo na restauração da paz no Oriente Médio.

Os dois chefes de Estado elogiaram a confiança política e a cooperação estratégica de alto nível entre a China e a Rússia, concordando em manter um estreito intercâmbio de alto nível, promover a cooperação em todas as áreas e impulsionar o aprofundamento de sua parceria estratégica abrangente em curso.

Sair da versão mobile